
“Igreja Lesbiteriana, Um Chamado” é o primeiro disco da cantora Bia Ferreira. Ano passado um ao vivo havia sido lançado, o que ajudou muito na disseminação da sua palavra, gritos de luta e resistência negra, feminista, lésbica.
Sua primeira canção a ganhar notoriedade foi “Cota Não é Esmola”, através de um vídeo da sua participação em uma das edições do Sofar Sounds. Hoje, este vídeo conta com mais de 8 milhões de visualizações no youtube. O disco conta com muitas músicas já conhecidas pelo público, porém com novas versões, como em “Só Você Me Faz Sentir”, muito bem trabalhada musicalmente como um soul romântico e sensual.

As inéditas foram “Brilha Minha Guia” (uma acappella sobre religiões africanas), “O Chamado” (um poesia slam) e “Sharamanaysas” (crítica ao patriarcado). Em entrevista, Bia fala sobre a escolha do nome:
“Esse disco se chama “Igreja Lesbiteriana: um Chamado”, porque recebi um chamado e fiz um compromisso: nunca me calar enquanto tiver alguém sendo oprimido. Enquanto tiver um preto com menos direitos, enquanto houver racismo, enquanto as cotas ainda forem negadas, eu não vou me calar. A gente não vai se calar. Esse disco está saindo por que pessoas decididas a não se calar estão construindo isso comigo.”
Uma obra primorosa, muito além de letras impactantes, todo o cuidado com a música como um todo, esplendido. E tudo feito no braço, na luta, sem apoio.
_______________________
Ouça o Disco:
Leia Também: