Lançamentos

Lançamento | ÀIYÉ: Gratitrevas

“Gratitrevas” é o nome do primeiro EP de ÀIYÉ, projeto da cantora e produtora musical Larissa Conforto. Transbordando sentimentos e rememorando a ancestralidade, que é tão importante para a construção de um ser humano, “Gratitrevas” nos apresenta questões ideológicas e novas interpretações do que se pode fazer sobre a música.
Foto de ÀIYÉ (Larissa Conforto)

Gratitrevas” é o nome do primeiro EP de ÀIYÉ, projeto da cantora e produtora musical Larissa Conforto. Investigando e explorando novas formas sonoras por um longo período, foi possível chegar neste trabalho e também é fácil observar o cuidado com toda a parte de produção. O álbum foi lançado através do selo Balaclava Records, que topou entrar nessa juntamente com Larissa.

“Foi um processo muito intenso entre Rio, São Paulo, Lisboa e Paris. Compus, gravei e produzi as músicas enquanto acompanhava a cantora francesa Laure Briard em turnê pelo Brasil ao mesmo tempo que vendia todos os meus pertences para alçar vôo para Lisboa. Lidei com minhas próprias sombras pra encontrar minha voz, enquanto enfrentava os desafios de viver [de música] em outro país, além do fuso-horário e dificuldades de comunicação com Diego Poloni, que co-produziu e mixou parte do EP, no Brasil”, conta. 

Relembrado, em outubro do ano passado eu estava presente no show de ÀIYÉ no Balaclava Fest, primeira vez que ela apresentou suas músicas em terras brasileiras. Tenho que confessar que a apresentação não me apeteceu, talvez o ao vivo ainda não estava no ponto certo, ou talvez eu não estava preparado para as experimentações sonoras do show.

Capa do Disco

Mas agora, ouvindo “Gratitrevas”, consigo perceber mais claramente toda a investigação musical e realmente ficou um trampo incrível. O que no show pareceu cacofônico, no EP soa harmonioso. Uma mistura de coisa latina com eletrônico, um aspecto futurista que deixa tudo meio sem forma e sem muita cara de canção. Pode soar como desleixado, mas não foi, todas as camadas e texturas que se formam estão de jeito que Larissa Conforto quis.

“A Larissa de hoje entende o poder de cura da música pelo seu próprio processo, e está mais aberta para experimentar. Confio no caminho e só quero caminhar mais, desfrutando do percurso. Por isso a escolha de fazer só: eu vou transformando a solidão em solitude, e ganhando espaço pra caber mais gente, mais formas, mais colaborações e trocas”, conta.

Para Larissa, o projeto ÀIYÉ é como um resgate, rever e tentar reviver as raízes indígenas e portuguesas, mas tudo isso através da novas perspectivas. A primeira faixa, “Semente”, diz muito sobre isso: “Eu sou semente forte, pode mandar me asfaltar”. Com essas palavras a música se inicia e percorre por pouco mais de 2 minutos de canção.

Essa foi a forma que usou para se abrir, para mostrar que gerações e gerações vieram antes e nunca foram derrubadas, para representar a luta consigo mesma sobre o sentimento de apresentar um trabalho também como compositora, além de simbolizar um renascimento de Larissa da banda Ventre para Larissa ÀIYÉ.

Assista “O Mito e a Caverna”

“O Mito e a Caverna”, último single lançado antes do EP, é uma parceria com Vitor Brauer. Claramente inspirada na Alegoria da Caverna de Platão, a música surgiu em meio aos desastres ecológicos e queimadas que assolavam a Amazônia, e com certeza que é uma das melhores músicas do trabalho.

Transbordando sentimentos e rememorando a ancestralidade, que é tão importante para a construção de um ser humano, “Gratitrevas” nos apresenta questões ideológicas e novas interpretações do que se pode fazer sobre a música.

__________________

Encontre a Artista:

Ouça o EP:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: