
“Descompondo o Silêncio” é o 4º álbum do grupo Academia da Berlinda. A musicalidade, já muito característica, continua firme, afinal já são quase 13 anos do primeiro disco, muito mais anos de banda e muuuito mais anos de amizade.
Conheci a Academia da Berlinda em 2018, na edição do Coala Festival daquele ano. Foi paixão à primeira vista. Lembro-me que o calor estava queimando a pele, mas não arredei os pés do asfalto quente e fiquei lá dançando desengonçadamente naquele ritmo sem igual.
Dançar também foi exatamente o que fiz ao ouvir o disco “Descompondo o Silêncio” pela primeira, pela segunda, pela terceira vez. Toda a mistura musical nos levando para a cumbia, para o carimbó, para a ciranda, para o coco, maracatu, manguebeat… ufa, são muitos fragmentos de referências musicais que tornam o trabalho muito completo e consistente. Não é monótono, é vibrante!
“A cumbia sempre foi uma forte referência para nós. Apesar de não sermos uma banda de cumbia, utilizamos o ritmo e a musicalidade como influência, assim como outros ritmos, no processo de composição. Ao longo dos discos, a identidade sonora foi se construindo e a ideia é sempre experimentar e dialogar com a música do mundo, com nossos ritmos, com a cultura popular e, assim, construir nosso universo musical”, conta Yuri Rabid (contrabaixo).

O álbum é uma parceria com o Coala.Lab e foi gravado no Estúdio Marini, no Rio de Janeiro, com produção do carioca Alexandre Kassin. A masterização ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, pelo engenheiro de som vencedor do Grammy Robert Carranza.
Apesar dessas fontes diferentes na concepção do trabalho, o disco é como o Brasil puro. Tudo o que você provavelmente entende por música brasileira é encontrado em “Descompondo o Silêncio”.
E isso é extremamente rico, pois passamos por um momento que estão forçando a perda da nossa identidade, querendo nos fazer esquecer do passado, da nossa história, da nossa cultura. Além de Brasil, é Pernambuco! É a raiz da banda, é a personalidade nordestina, onde está a maior riqueza cultural do país.
“Descompondo o Silêncio” é o acalento nesse momento difícil. Não apenas pela musicalidade incomparável, mas pela mensagem da seguir em frente, apesar das dificuldades, sempre haverá uma nova alvorada.
____________________________
Encontre a Banda:
Ouça o Disco:
Leia Também: