Lançamentos

Lançamento | João Bernardo: Encontro dos Rios

Leve e extremamente fluído, “Encontro dos Rios” traz uma beleza igual ao encontro do Rio Negro com o Rio Solimões, que seguem juntos por um longo caminho e depois se tornam um novo rio por onde navegam as esperanças, as mensagens, os amores e os sentimentos de cada um de seus navegantes. ▫
Foto Divulgação

Encontro dos Rios” é o nome do quarto disco de João Bernardo.

O músico mineiro já escreve músicas há muito tempo e ganhou nome como grande compositor, tendo canções gravadas/interpretadas por Liniker, Elisa Lucinda, Lila, Paulo Monarco, Duda Brack, Mãeana, Anna Ratto, Julia Bosco, Mari Blue, Karla da Silva, Ana Clara Horta e Pedro Luis, entre outros.

Além deste trabalho solo, João Bernardo também participa dos projetos A Banda Mágica (com Marina Spoladore e Renato Santoro), Banda Dinda e Os Empacotadores de Sereno (com Rubinho Jacobina).

O álbum “Encontro dos Rios” traz canções doces e profundas, sempre flutuando pela tranquilidade da MPB com levadas de samba e bossa nova, recebendo influências marcantes das percussões que permeiam e complementam a sonoridade do disco.

Tudo é fluído e extremamente agradável de se ouvir, realmente como se observássemos o encontro de dois rios, que se entrelaçam com melodias e seguem pelo caminho sonoro dos nossos ouvidos.

É uma calmaria no meio da turbulência. O disco já estava pronto antes de tudo isso começar aqui no Brasil, mas não impediu que João Bernardo continuasse com o desejo de seguir firme com o lançamento do trabalho:

“O Coronavírus aponta no horizonte. O movimento interno meu e externo – de tudo estar acertado para o lançamento – já havia engatado, e não tive forças e nem vontade de encontrar o botão que parasse a máquina. Apesar do vírus, apesar do presidente, apesar da economia, apesar de não poder fazer imediatamente os shows de lançamento, apesar do medo pelas pessoas que amo e pelos que são invisíveis para a sociedade, apesar das cabeças e corações estarem confusos e desfocados, entendi que colocar mais esse disco no mundo era um jeito meu de ser uma luzinha que somada a tantas outras formam um clarão de potência na noite escura do mundo”, afirma João Bernardo.

A Capa

Capa do Disco por André Dahmer.

O álbum conta com arte do artista plástico, desenhista e cartunista André Dahmer. A obra é chamada “O Homem de Nazaré” e foi criada a partir de uma foto tirada por Dahmer em Nazaré, Portugal. Além da parceria visual, os dois dividem a composição da faixa-título do álbum.

“Já que o nome do disco veio do Dahmer, pensei em convidar o cara para fazer a arte da capa, e para minha sorte, ele topou! Me encontrei com ele em seu ateliê em Botafogo para um papo e ver o que pintava de ideia. Na hora que ele me mostrou o trabalho “O Homem de Nazaré”, soube que tínhamos a capa. Em 30 segundos ele colocou o nome do disco, meu nome e pronto! Foi assim, como se a vida fosse fácil! Golaço!”, conta Bernardo.

O Disco

O trabalho conta ainda com participação especial da cantora Ana Cláudia Lomelino, a Mãeana, nas canções “Encontro dos Rios” e “Longe Daqui (É Perto de Outro Lugar)“. A cantora já é uma grande parceira de João a um bom tempo, e juntos se complementam de forma leve e plena. Quem sabe um dia teremos um álbum 100% colaborativo entre os dois, espero que isso aconteça.

Veja o Clipe da Canção Encontro dos Rios

A banda que acompanha João Bernardo é composta por músicos que carregam as marcas do movimento setentista e sua postura de rir de si mesmos, rir dos mestres, fazê-los sorrir, (re)afirmando desta maneira a canção como a gaia ciência brasileira. Mas o som é contemporâneo e universal. Os responsáveis são Bem Gil, Domenico Lancellotti e Bruno Di Lullo.

“A escolha dos músicos foi feita com rigor estético para estar totalmente de acordo com a busca pelo som que tocava na minha cabeça. Os três têm muita afinidade e estão muito acostumados a trabalhar juntos. Logo, há aí um modus operandi que eu já conhecia e queria para o tratamento das minhas canções”, afirma João.

Encontro dos Rios” foi produzido por Bruno Di Lullo e Fabiano França, tem lançamento pelo Selo Dubas e mostra o amor do artista pela música brasileira e pelas experimentações e seu flerte com o espírito livre tropicalista.

Leve e extremamente fluído, “Encontro dos Rios” traz uma beleza igual ao encontro do Rio Negro com o Rio Solimões, que seguem juntos por um longo caminho e depois se tornam um novo rio por onde navegam as esperanças, as mensagens, os amores e os sentimentos de cada um de seus navegantes.

________________________

Encontre o Artista:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: