Lançamentos

Lançamento | Baboon Ha: Overlapping Days

“Overlapping Days” se apresenta mesclando elementos eletrônicos como beats e sintetizadores para criar texturas sonoras diversas, e a banda explora também as nuances e possibilidades que a música indie permite, tudo em canções de caráter bem pessoal.
Foto Divulgação por Luiza Ormonde

Overlapping Days” é o nome do novo trabalho da banda Baboon Ha.

Este é, oficialmente, o primeiro lançamento do grupo, após alguns singles divulgados já em 2020. Já chegaram com um trampo maduro e consistente, muito calcado na estética lo-fi de produção e trazendo um indie dream pop extremamente gostoso de ouvir.

O lançamento marca uma visão da banda sobre o conceito do ócio criativo. Com os músicos isolados em suas casas, tudo foi concebido e finalizado a distância. “Overlapping Days” tem colaboração com Pedro Domicio, parceiro musical de longa data e que também contribui com guitarras e sintetizadores e gravou e mixou a faixa título. A captação foi direto no computador, usando equipamentos eletrônicos e plug-ins.

Capa do Disco

O power trio do Rio de Janeiro formado por Felipe Vianna (guitarra), Lucas Faria (baixo) e Rodrigo Naine (bateria) criou boa parte do repertório bem antes da pandemia, com composições feitas por Vianna para um projeto que tinha com Domicio e Faria e que nunca ganharam lançamentos:

“Esse trabalho representa o nascimento desse projeto, e onde tudo começou, lá em 2015/16, e agora eu acho que todos nós conseguimos enxergar o quanto essas músicas evoluíram desde que as primeiras guias foram gravadas. Se parar pra analisar tudo que a gente lançou desde fevereiro, quando o primeiro lançamento oficial da banda aconteceu, acho que é bem possível observar o quão diferente as músicas são entre si e a quantidade de influências que a gente foi adquirindo ao longo dos anos trabalhando com música, e eu acho isso muito bom”, conta Felipe.

Com inspirações que passam por Ariel Pink, Pavement e Yo La Tengo, a Baboon Ha começou a se autoproduzir em sessões em 2016 e após anos de maturação, apresentou ao público o que preparavam.

Overlapping Days” se apresenta mesclando elementos eletrônicos como beats e sintetizadores para criar texturas sonoras diversas, e a banda explora também as nuances e possibilidades que a música indie permite, tudo em canções de caráter bem pessoal.

_____________________

Confira o Faixa a Faixa escrito pelo guitarrista Felipe Viana:

1) QUARANTINE: Eu comecei a compor essa música em meados de 2015-16, bem na época que a ideia pra esse projeto surgiu e, após diversas versões e mixagens diferentes, finalmente ela foi lançada. O lançamento dela foi um pouco antecipado devido à pandemia que vivemos, e me pareceu importante lançar ela no começo da quarentena e fazer aquele clipe colaborativo com nossos amigos. O resultado agradou bastante a todos que participaram, e fiquei feliz em ouvir de alguns que o vídeo marcou um momento importante na vida deles pra sempre e que essa lembrança do tempo caótico que estamos vivendo foi perpetuada com a participação deles.

Veja o clipe colaborativo de Quarantine

2) PORCELAIN: Essa é uma música que nasceu com o Lucas Faria, que é uma máquina de produzir músicas usando seu iPad. Ele tem uma influência muito forte de música eletrônica e ambiente, como Aphex Twin e Boards of Canada, e acho que isso se traduz nos timbres que ele produziu para a base da música. Logo na primeira sessão a gente já criou a melodia de piano que guia a voz, e eu fiz a letra do refrão. No fim, ela soa pra mim como uma mistura de influências, e eu consigo escutar traços de artistas como Nine Inch Nails e Portishead nessa música. 

3) PANIC SHOW: Essa é uma música que foi trazida para a Baboon Ha pelo Pedro Domicio. Ele criou a base e os arranjos de guitarra e aos poucos a gente foi evoluindo as partes e fechando a música como ela é hoje. Assim como “Porcelain”, ela é uma música com pegada mais eletrônica e dançante, que puxa a banda pra outro lado que a gente curte muito. Como o Domicio tem uma influência forte de Gorillaz, eu sinto nessa música uma vibe mais britânica.

4) OVERLAPPING DAYS: A faixa-título do EP principalmente porque ela é a música que fiz durante a quarentena. A música surgiu num fim de semana desses em que não há nada pra fazer e eu quis embarcar na ideia de gravar uma música de forma remota, enviando as partes para cada integrante da banda gravar o seu arranjo em casa, completamente livre para criar. Embora a harmonia da música tenha um lado melancólico, eu acho que a letra tem uma mensagem positiva e fala da esperança de que nós seremos melhores do que éramos antes disso tudo acontecer. 

5) BORDERLINE RIDICULE: Outra música que surgiu há alguns anos e estava pronta esperando o momento de ser lançada para o público, “Borderline Ridicule” contempla o lado mais indie da banda, e as influências mais fortes que temos tido nos últimos tempos e que sempre mencionamos que são Pavement, Yo La Tengo e Ariel Pink. A letra fala um pouco das contradições que observo na vida cotidiana da classe média do Rio de Janeiro e da vontade de querer sair que muitas pessoas sentem, mas acho mais legal deixar aberta a interpretações também. 

__________________

Encontre a Banda:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: