
“Verões e Eletrodomésticos” é o nome do mais novo disco da banda sergipana Cidade Dormitório. Depois do excelente “Fraternidade-Terror” lançado em 2019, que foi um dos meus preferidos do ano e que tive o prazer de resenhar (leia aqui), a banda desenvolveu esse novo trabalho com uma ideia diferente: rearranjos de músicas dos dois primeiros trabalhos.
A nova estética para o disco é rica em experimentações que, com certeza, foram extremamente testadas durante o isolamento social, afinal as novas versões foram produzidas em casa durante este período.
Fica clara a imersão no subverso musical, a investigação das camadas sonoras que compõem todas as proporções de notas e melodias com a combinação de beats, teclas e sintetizadores.
“Verões e Eletrodomésticos” consegue ser “pra frentex”, mas também muito pop, um pouco dream pop e uma pitada de eletro-wave-dinâmico.
O Disco
O álbum conta com 7 faixas, escolhidas dos discos “Fraternidade-Terror” (2019) e do EP “Esperando o Pior” (2017). O músico e produtor fonográfico lllucas (SP), além de participar da canção de abertura, “Homo Erectus Plus“, foi o responsável pela mixagem e masterização, e fez um trabalho incrível conseguindo alinhar todas as camadas que, no resultado final, formaram uma sonoridade diversificada e radiante.
A Capa

A distância, em tese, não é novidade para a Cidade Dormitório, seu próprio nome é implicado na geografia das relações. Depois do eixo Sergipe-São Paulo em parte da produção do disco, a capa também veio com uma ponte, agora Sergipe-Paraná.
A colagista e ilustradora Vic Nogueira trouxe sua estética característica para a capa, flutuando em suas tonalidades azuladas e esverdeadas que marcam o seu trabalho.
O álbum traz a remodelagem de uma nova atmosfera que pode remeter a uma estética New Wave modernóide para alguns, como também a um “Summer Eletrohits” torto e transtornado para outros. O nome do novo trabalho, inclusive, é uma referência satírica à série de coletâneas de música eletrônica popular nos anos 2000.
Veja a Session da Cidade Dormitório na aCorde Sessions:
“Verões e Eletrodomésticos” é o submerso das mentes inquietas de jovens complexos e perplexos com as realidades que antes pareciam paralelas e agora se cruzam a todo instante e nos obrigam a refazer e reconduzir coisas que já nos pareciam perfeitas e completas.
_________________
Encontre a Banda:
Ouça o Disco:
Leia Também: