Lançamentos resenha

Resenha | Cadu Scalet: Cabeça Paranoia

Cadu Scalet colocou no mundo uma viagem louca, mas também a calmaria que precisamos nesse mundão maluco e conturbado. “Cabeça Paranoia” coloca a gente no espectro da idealização de um lugar onde a realidade e a alucinação sejam distintas, para aproveitar as duas na frequência, e quantidade, que quiser.
Foto divulgação por Dayanne Michelato

Cabeça Paranoia” é o nome do primeiro disco do músico, compositor e educador musical Cadu Scalet.

Com poucos minutos de diferença recebo mensagens de dois amigos, o conteúdo era o mesmo: o debut de Cadu Scalet. Duas indicações, quase simultâneas, do mesmo álbum, é claro que eu tinha que ouvir imediatamente. Com isso a expectativa também foi nas alturas. Mas logo na primeira canção, que dá nome ao disco, eu já estava entregue.

Cabeça Paranoia” já começa com acordes mesclados entre o psicodélico e o dream pop, e vamos entrando nessa viagem sonora que, naquela altura, eu praticamente tinha certeza que seria incrível.

E aí tudo muda! Quando achei que seria uma doidera psicodélica, chegamos na segunda música, “Cuca”, e agora temos uma sonoridade flutuante com grandes toques de MPB dos anos 70 e 80, com sintetizadores, guitarras e aqueles efeitos que deixam as canções muito mais prazerosas de se ouvir. “Cabeça Paranoia” já mostra aí a sua versatilidade.

O disco é carregado de nuances, é de uma sutileza profunda, mesmo quando estamos nas canções mais agitadas e distorcidas. É muito completo, a gente viaja, se acalma, se emociona (e como, meus olhos carregaram de lágrimas algumas vezes). “Cabeça Paranoia” nos permite até relaxar, algumas vezes chega a soar como uma cantiga de ninar.

Ouça a canção “Cabeça Paranoia”

E uma canção vai se emendando à outra, e vamos indo, sendo arrebatados pelos timbres, pela voz gostosa de Cadu Scalet, e quando percebemos devoramos o disco todo e apertamos o play novamente.

É engraçado como este álbum se apresenta numa realidade em que estou vivendo. Traz um pouco do lado caótico e barulhento (que vivo todos os dias no trânsito sob buzinas e um calor infernal), mas depois me faz relaxar e me sentir bem (por ter sobrevivido mais um dia, quando chego em casa e agradeço por morar em meio ao mato).

Cadu Scalet conta que “Cabeça Paranoia é a extensão dos medos, nostalgias e esperanças melancólicas que traduz intimamente os delírios e verdades de uma mente vertiginosa”.

E é assim mesmo, com seus acordes que se movimentam constantemente, se entrelaçam e deixam nossa mente extremamente doida com toda a qualidade de cada detalhe que compõe esse disco maravilhoso.

O Disco

Capa do disco por Ruan Yagami

Cabeça Paranoia” foi todo gravado dentro de casa durante o isolamento social. Cadu Scalet fala que escolheu “cuidadosamente cada detalhe, efeitos, instrumentos e arranjos para que soasse o mais próximo possível da atmosfera criada na minha imaginação”.

Ele diz ser um trabalho solo porque todo o processo de composição, escolha de repertório e gravação foi extremamente solitário, mas algumas pessoas colaboraram com o disco. Tannus (Tannus Estúdio) foi o responsável pela mixagem e masterização. Amanda Sylvestre, esposa de Cadu, fez o backing vocal em 4 canções. E essa capa maravilhosa de incrível y criativa y garbosa de psicodélica foi feita por Ruan Yagami.

Cadu Scalet colocou no mundo uma viagem louca, mas também a calmaria que precisamos nesse mundão maluco e conturbado. “Cabeça Paranoia” coloca a gente no espectro da idealização de um lugar onde a realidade e a alucinação sejam distintas, para aproveitar as duas na frequência, e quantidade, que quiser.

________________________

Encontre o Artista:

Ouça o Disco:

Leia Também:

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: