Lançamentos resenha

Resenha – Álbum | Malu Maria: Ella Terra

As superfícies do mar e da terra já não existem mais. Em “Ella Terra”, a natureza é uma só, um todo, um só significado. Mas, assim como ela, as sonoridades também se despertam, e para a nossa sorte podemos contemplá-las através de Malu Maria.
Foto Divulgação por Beto Assem.

Ella Terra” é o nome do segundo disco da cantora e compositora Malu Maria.

Às vezes não é tão fácil transpassar algumas coisas. Não é fácil sair de um ponto e chegar inteiro ao outro lado. Não deve ter sido simples para Malu Maria essa mudança do primeiro para o segundo disco, mas a jornada com certeza foi essencial para chegar neste trabalho tão profundo e sentimental.

A imensidão do mar, a vastidão de um céu estrelado a noite, as viagens que queremos fazer, as lembranças que esquentam nosso coração. Cada uma dessas coisas trazem sensações que acalantam nosso ser. “Ella Terra”, agora, também entra nessa lista.

O significado por trás de tudo a gente com certeza não sabe, mas esse desconhecido é que nos joga para frente e leva a experimentar novas coisas, hipóteses, cenários.

E são diversos cenários sonoros que nos colocam de forma profunda no universo de “Ella Terra”. Cada um irá sentir de uma maneira, mas todas as maneiras serão extremamente satisfatórias.

Quanto conhecimento Malu Maria e sua banda trouxeram para este disco, é como se o álbum fosse um globo aspirador que sugou todas as melhores influências da música e, daquele saquinho que fica tudo o que foi aspirado, surgiu este trabalho denso, penetrante e lírico.

“Colocando as canções num processo coletivo, BUSCO me desapegar de arranjos muito particulares, (claro que letra e melodia permanecem originais) mas procuro pensá-las como não sendo mais aquelas que nasceram de uma determinada forma específica e particular… Então quando elas entram em contato com a banda vão ganhando outras texturas, solos, atmosferas e levadas, criando novas imagens… e tal… até que rolavam os consensos, bem naturais e fluidos de arranjos coletivos. Super gostosa essa fase, aliás”, lembra com carinho a compositora.

Intenso, carregado, significativo. “Ella Terra” traz uma nova maneira de compreender e se relacionar com o planeta, a natureza que existe entre e ao redor de nós, a revisão de práticas nocivas que adoecem ao coração e sobretudo, à mente, todos temas urgentes à Malu Maria.

Das 9 canções que compõem o disco, 3 delas já haviam sido lançadas juntamente com um clipe cada uma: “A Mentira dos Homens,O Mar Levou e Ela Terra.Esta última, aliás, é de uma leveza e sutileza surpreendente, e conta com a participação de Larrisa Rodrigues, Polyana Brustolin, Luiza Mattos, May Garcilazo, Thuanny Paes, Giulia Galliano e Paola Polix.

Assista ao clipe de Ela Terra

É difícil ter uma música preferida deste álbum, mas confesso que a canção “Brasil”, que fecha o disco, é diferente. Além da sonoridade suave com sintetizadores percorrendo toda a faixa, tem a crítica explícita ao nosso país, e como ela canta nos versos “vamos trampar, vamos trepar, vamos teimar, vamos tentar, vamos trepar, vamos tratar, vamos travar, vamos trampar, vamos tentar”.

O Disco

Ella Terra” vem sendo feito desde 2019, com produção de Malu Maria, Ivan Gomes e Tatá Aeroplano (parceiro de longa data). Mas para deixar tudo extremamente redondo, a compositora contou com uma banda excelente ao seu dispor: Nath Calan (bateria, percussão e coro), Carlos Gadelha (guitarra), Eristhal (baixo) e Ivan Gomes (baixo e sintetizadores).

Capa do Disco por Beto Assem.

O álbum também traz contribuições especiais, como os synths de Dustan Gallas (Cidadão Instigado) – em “Ela Terra”, “Temporal” e “Salão da Ilusão” – e de Chicão / Rafael Montorfano (Quartabê) – em “O Paraíso é Dentro” e “Pássaro de Fogo”. Lucinha Turnbull somou em “O Paraíso é Dentro” com sua voz e guitarra, e Meno Del Picchia é quem toca o baixo acústico, guitarra e o violão na sensível “Temporal”.

Ella Terra” foi gravado no Estúdio Lebuá por Ivan Gomes (Boi), mixado no Estúdio Submarino Fantástico por Otávio Carvalho (Ota Azulones) e masterizado no Estúdio El Rocha por Fernando Sanches.

As superfícies do mar e da terra já não existem mais. Em “Ella Terra”, a natureza é uma só, um todo, um só significado. Mas, assim como ela, as sonoridades também se despertam, e para a nossa sorte podemos contemplá-las através de Malu Maria.

________________________________

Encontre a Artista:

Ouça Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: