
“Se Chover” é o nome do primeiro disco do cantor e compositor Lucas Gonçalves.
—
Deixei para ouvir o disco na sexta-feira. Chegou a hora. Depois de longos dias quentes e extremamente secos, coincidentemente choveu. O dia todo, o tempo todo. E veio o acalanto.
Ruas molhadas, janelas molhadas, vidros embaçados. Esfriou. O dia pede café ou algo quente, talvez um banho. Eu me banho, no calor, no sabor e na limpidez de “Se Chover”.
O dia e o disco combinam em partes, talvez no conceito. Mas quando falamos da sonoridade, ah, ela não tem nada de fria ou embaçada, nos deixa encharcados pelo vendaval de notas, melodias e timbres que se formam e deságuam agradavelmente em nossos ouvidos.
Lucas Gonçalves é um músico e tanto. Disso já sabíamos. Mas ao adentrar no universo criado em sua cabeça para “Se Chover” percebemos que existem muito mais camadas e contextos que compõem todo o repertório de música e vivências do cantor e compositor.
A cada canção você vai sentindo novas coisas, vai percebendo novas sonoridades e até mesmo assimilando algumas.
Em certos momentos senti uma onda muito próxima de algumas canções de Milton Nascimento e Lô Borges, talvez o Clube da Esquina sempre esteja um pouquinho em cada um de nós, ainda mais em Lucas Gonçalves, natural de Minas Gerais.
Assista ao clipe da canção Sol e Chuva
O Disco
Lucas Gonçalves tomou a frente do projeto e comandou, além da composição das canções, boa parte da instrumentação do álbum: arranjos, voz, vocais, violão, bandolim, guitarra e baixo. Mas não fez tudo sozinho, grandes amigos e parceiros também deixavam a marca do seu trabalho nas faixas: Pedro Lacerda (bateria e percussão); Diogo Valentino (baixo elétrico); Mali Sampaio (baixo acústico); Filipe Castro (percussão – conga, castanhola e meia lua); Bruno Bruni (piano acústico e elétrico); Michele Mello (viola de arco); Paulo Costa (violino); Raphael Evangelista (violoncello) e Beto Mejia (flauta).

“Se Chover” teve produção do próprio Lucas e de Luciano Tucunduva, que também fez a mixagem. A masterização ficou por conta de Otavio Carvalho. O disco é um lançamento pelo Selo Pequeno Imprevisto.
“Se Chover”. Se derreter. Se entregar. Se apaixonar por este disco de Lucas Gonçalves é inevitável, é uma viagem à origem, com os pés no chão batido, com o vento na cara e o amor na mala.
_____________________
Encontre o Artista:
Ouça o Disco:
Leia Também: