Lançamentos resenha

Resenha – Álbum | Sujeito Coletivo: Causalidades

“Causalidades” é um retrato do Brasil na visão do Sujeito Coletivo. Mostrando diversas versões de sujeitos anônimos em meio ao coletivo, que muito bem pode ser eu ou você.
Foto Divulgação

Causalidades” é o nome do mais novo trabalho do Sujeito Coletivo, duo de rap formado por Bof e DJ Druida.

Em diversos tipos de rituais são os tambores que dão o início. Em “Causalidades” também é assim, as percussões abrem o caminho para a gente adentrar em seu universo e experienciar o que está por vir.

Ao trecho das falas de Elis Regina em sua última entrevista em janeiro de 1982 para o Jogo da Verdade: “O que as gravadoras querem é o $, o produto final desse troço todo. As gravadoras pensam que o seu produto é o disco, mas se não tiver o artista, é uma bolacha preta com um furo no centro” já conseguimos identificar o teor crítico e ácido do disco. (Assista a entrevista na íntegra clicando aqui).

Quem Tem“. Quem tem grana? Quem tem mais que água não potável saindo da torneira? Se é que tem torneira. Se é que tem vida, se pode chamar isso de vida. Quem tem lobo guará no rabo? O pobre sempre de barriga vazia. A classe média que a mente esvazia a cada vez que vota no psdb. Em tom crítico ao sistema e aos beats de DJ Druida, Bof rima na faixa de abertura do disco contra a estrutura em que vivemos que já se construiu fadada ao fracasso.

Variando entre as vertentes dentro do rap, a sonoridade de “Causalidades” passa também pelo trap e um pouquinho pelo vaporwave, principalmente caracterizado pelos efeitos na voz na faixa “Hoje Acordei Bem”.

Cyberpunk SP” é uma das músicas que haviam sido lançadas como single. A faixa é uma crônica da cidade, do trabalhador, da batalha diária para se manter em pé quando tudo parece querer te derrubar, principalmente o governo federal. No final das contas somos nós ou eles.

Num outro lado do álbum uma sonoridade com muito groove, soul e metais formam uma viagem sonora a lá Boogie Naipe. Assim é “Fleaneur”, para mim a melhor faixa do disco, não apenas pela ótima combinação entre beats e orgânicos, mas também pelo flow e as rimas ácidas que contornam toda a música.

Ouça a canção Fleaneur

Uma das canções mais significativas para a dupla, “Contendas”, é um retratado de como é importante a influência de quem a gente ama em nossa formação como ser humano. Bof conta um pouco sobre essa faixa:

Contendas é o nome de uma cidade no sul da Bahia onde minha avó nasceu, escrevi ela logo após lançar nosso primeiro álbum, e em todo esse tempo fomos aprimorando e testando beats e novos arranjos. Essa música é uma forma de contar a história do que me significou a perda de minha avó e de como ela me influenciou muito e todo o aprendizado que tive com o seu convívio. Infelizmente não consegui mostrar essa canção para ela, é uma música muito nossa (Bof e Druida), uma forma de digerir a realidade. De alguma maneira eu quis eternizar ela nessas linhas, já que a música é perpétua, se a gente coloca-a de uma maneira etérea ela vive para sempre”.

O Disco

Capa do disco

Este novo trabalho levou tempo até ficar pronto, mas esse período foi muito necessário para maturar e amadurecer todo o álbum. A dupla conta que “Causalidades se refere a característica de permanente transformação da realidade, a natureza, as relações, pessoas, gostos, medos e afetos. Nada é permanente a não ser a permanente mudança”.

E é assim, com essa visão ampla do ser humano e do mundo globalizado em que vivemos que o disco foi concebido.

Causalidades” é um retrato do Brasil na visão do Sujeito Coletivo. Mostrando diversas versões de sujeitos anônimos em meio ao coletivo, que muito bem pode ser eu ou você.

_________________________________

Encontre o Duo:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: