Lançamentos resenha

Resenha – Álbum | André Abujamra: Emidoinã – A Alma de Fogo

É num universo lúdico e mitológico que André Abujamra nos coloca em contato com nosso imaginário, guiado por uma trilha sonora que nos estimula ao máximo, chegando ao ponto de criarmos nosso próprio filme fantasioso de “Emidoinã - A Alma de Fogo”.
Foto divulgação por Marcelo Macauê

Emidoinã – A Alma de Fogo” é nome do novo disco de André Abujamra. Este é o segundo álbum da pentalogia baseada nos elementos da natureza, sendo o sucessor de “Omindá – A União das Almas do Mundo Pela Água”.

Toda obra de André Abujamra é uma viagem, um espetáculo, um universo paralelo. Toda vez que dou play em André Abujamra eu me mostro pronto para embarcar nessas canções muitas vezes até utópicas, mas sempre cativantes e com um poder imensurável de transformar nosso entendimento sobre música.

Emidoinã – A Alma de Fogo” é onde as auras se alinham, o transe coletivo tem início e somos levados por caminhos que ainda não exploramos. O fogo, como centro do objeto de estudo e como centro do nosso planeta, é a temática que está presente em cada canto, ou melhor, em cada chama.

E André Abujamra nos chama, como sempre, para adentrar em mais um universo rico e extremamente lúdico. “Emidoinã – A Alma de Fogo” chega a ser até lisérgico, não somente pelas sonoridades e suas camadas e mais camadas de experimentações, mas também pela força e capacidade de fazer nossa mente viajar.

Dentro de apenas um disco encontramos o pilar de sustentação que se baseia na investigação musical – nas nuances de cada estilo e na junção de tudo isso. O que André Abujamra sempre fez pode ser entendido por muitos como “não é música pra todo mundo”. Mas já sabemos que este é um conceito ultrapassado. A música, como instrumento de cultura, é sim de todos. Todo tipo de música é, sendo mais convencional ou não, sendo fácil de compreender ou não.

Ouça a canção Fogo Na Minha Cabeça

Em “Emidoinã – A Alma de Fogo” temos muita poesia, tanto em sua forma mais pura – declamada – quanto cantada através de versos dentro de cada uma das composições.

A sonoridade construída para o disco é extremamente versátil, confesso que não consegui compreender muitas influências tão nitidamente só de ouvir o álbum, mas este é o trunfo: não tem como enquadrar “Emidoinã – A Alma de Fogo” em uma categoria musical.

Consegui interpretar algumas coisas com traços de metal, se apurar mais um pouco chegamos até no power metal. Mas além de definições simplórias assim como a que acabei de fazer, o álbum traz em si uma construção musical baseada na natureza, a lei da natureza, a lei do fogo.

O Disco

Capa do disco por Luciano Lagares

Emidoinã – A Alma de Fogo”, por circunstâncias do tempo, se tornou parte de algo maior: um projeto audiovisual, ainda sem previsão de lançamento (o álbum acabou virando sua trilha sonora). Mas confesso que já estou ansioso para ver.

Para essa viagem mitológica, André Abujamra contou com a colaboração de amigos cantores, músicos e atores: Antonio Capelo, BNegão, Camila Pitanga (só álbum), Chico César, Criolo, Fernanda Takai (só filme), Giuliana Maria, Julia Lemmertz (só álbum), Marisa Brito, Pedro Luiz, Rita Ollé, Russo Passapusso, Zélia Duncan (só filme) e Rodrigo Santoro como convidado especial.

A criação e supervisão de Emidoinã é de André Abujamra, as imagens do projeto são produzidas pelo estúdio Open The Door, com a direção artística de Luciano Lagares. A produção musical e mixagem é de Sérgio Soffiatti, o mesmo produtor dos álbuns anteriores (Omindá e Mafáro). A produção executiva de todo projeto é de Aguinaldo Rocca.

É num universo lúdico e mitológico que André Abujamra nos coloca em contato com nosso imaginário, guiado por uma trilha sonora que nos estimula ao máximo, chegando ao ponto de criarmos nosso próprio filme fantasioso de “Emidoinã – A Alma de Fogo”.

_______________________

Encontre o Artista:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: