Lançamentos resenha

Gabriella Lima se cura com Bálsamo de jazz, samba e bossa nova em disco de estreia

A palavra Bálsamo, título do disco, é uma conexão com a natureza, mas também significa alívio. Gabriella Lima trouxe esses dois aspectos para o seu álbum: a sonoridade que nos remete, por vezes, à natureza e, ao mesmo, nos traz acalanto. “Bálsamo” é uma viagem pelo mundo, entre os cigarros dos cabarés e o alívio e cura da natureza.
Foto Divulgação por Zarella Neto

Bálsamo” é o nome do primeiro disco da cantora Gabriella Lima.

Bálsamo

[Botânica] Planta que destila bálsamo.

Perfume ou aroma agradável; eflúvio, aroma, perfume.

[Figurado] Sensação de alívio; conforto, lenitivo.

A palavra Bálsamo é uma conexão com a natureza, mas também significa alívio. Gabriella Lima trouxe esses dois aspectos para o seu disco: a sonoridade que nos remete, por vezes, à natureza e, ao mesmo, nos traz acalanto.

Instrumentos percussivos sempre me deram a sensação de naturalidade, de reproduzir os sons da nossa terra, e é com eles que a canção “Sei Lá“, que abre o disco, já coloca nosso corpo em movimento e em contato com o nosso próprio ser.

Bálsamo” apresenta influências de estilos musicais de vários lugares, mas principalmente Brasil e França. Do país franco traz aquela sonoridade da música típica francesa e também um pouco de pop eletrônico. Já do Brasil, sua terra natal, Gabriella Lima traz muito do que fez o nosso país ficar conhecido lá fora: o samba, a bossa nova e o jazz.

O álbum é extremamente versátil, ouvindo o disco será nítido para você também, afinal, impossível não perceber a música eletrônica, jazz e a percussão orgânica, como o som da cuíca, em algumas músicas. E sim, essa mistura deu muita liga, ouça a faixa “Como Um Barco” pra você ver.

Como Gabriella Lima diz na canção “Samba Boom“: Então aceite essa dança / Seja o Pop ou o Reggae / O Rock ou o Rap / O Funk ou o Folk / A Salsa ou o Samba / Então aceite essa dança / Seja o Tango ou a Java / O trap ou o Ragga / Bombap ou Bachata / A Rumba ou o Samba, “Bálsamo” é plural. É do Brasil, mas também é do mundo.

Assista ao clipe da canção Samba Boom

Um destaque especial deste disco, além da voz incrível de Gabriella Lima, vai para os teclados de André Magalhães e André Lima, que por vezes nos remete ao jazz de Ed Motta e outras vezes ao acid jazz de mestre Eumir Deodato. “Bálsamo” ainda tem uma levada de soul e até R&B, como disse antes, é um disco para o mundo todo.

Este primeiro trabalho é todo muito sentimental, pois a cantora colocou em seus versos descontentamentos, emoções e inquietação:

“Não há uma única música nesse álbum que não seja verdade, é um disco muito íntimo”, diz a artista. “A importância de cada faixa para mim está na liberação das lágrimas contidas e na destruição das amarras que prendiam a minha personalidade”.

Gabriella Lima ainda finaliza o disco com a faixa “Samba de L’Amour” em parceria com Pedro Santos, uma belíssima canção que ela compôs em português e francês, afinal reside no país europeu há 5 anos.

O Disco

Capa do disco por Zarella Neto e Eiji Kozaka

Apesar de parecer muito natural, “Bálsamo” não veio rapidamente. A cantora viajou à França para ficar apenas 3 meses e compor seu primeiro álbum, mas o tempo passou e ela ficou. Então 5 anos após veio este lançamento. No meio tempo, Gabriella Lima criou laços com músicos de diferentes países. Foi sob as paredes do Cabaret Aux Trois Mailletz, consagrado clube de jazz da cidade, que esse debut ganhou forma.

Bálsamo” tem produção de Alê Siqueira, renomado produtor brasileiro vencedor de 2 prêmios Latin Grammy, e Gabriella é quem escreve, compõe e executa toda a produção executiva do disco. O time de instrumentistas fica por conta de André Magalhães, André Lima, Zé Luis Nascimento, Tó Brandileone, Alê Siqueira, Thiago Barromeo, Daniel Weskler, Jefferson Santiago Mateus, Ricardo Rabelo e Paulinho Tó.

Bálsamo” é uma viagem pelo mundo, entre os cigarros dos cabarés e o alívio e cura da natureza.

____________________________

Encontre a Artista:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: