Lançamentos resenha

‘akhi huna traz salada musical dos anos 70/80 com sucos tropicais na mixtape “várzea mini jumbo”

Estar no presente, revisitando o passado com músicas que também parecem do futuro. Essa salada tropical é o que faz a mixtape “várzea mini jumbo” do 'akhi huna ser a companhia ideal para dançar nas festas solitárias em nossos quartos.
Foto divulgação.

várzea mini jumbo” é o nome da segunda mixtape do duo ‘akhi huna, de Sobradinho, DF.

Imagine um balaio, dentro dele dois caras jogaram todo tipo de coisa, TODO TIPO MESMO. Jogaram ele nas costas e saíram por aí. Depois de voltar, já esgotados da viagem, eles abrem o balaio e tá tudo misturado, TUDO MESMO. “várzea mini jumbo” é tipo o resultado disso aí, dessa parada que parece toda bagunçada, mas que na real não está. E sabe por quê? Tudo o que colocaram ali foi milimetricamente pensado e a mistura toda já estava bem calculada antes de fechar o balaio.

A nova mixtape do duo ‘akhi huna é tão foda quanto a primeira, se ainda não ouviu o primeiro trampo dos caras clica aqui que tô deixando o link de mão beijada pra vocês.

O trabalho é um loop que se abre com referências de várias décadas, mas principalmente anos 70 e 80. A pegada dessas décadas é tanta que por muitas vezes vocês vão pensar que as músicas estão carregadas de samples, mas nem tão. Todas as camadas vieram das mentes inquietas de João Pedro Mansur e João Davi Mansur.

Vejo o clipe de “cóccix na pelve”

A construção sonora, como dito antes, passa muito pelo o que rolava nos anos 70 e 80, tanto no Brasil quanto na música mundial.

Lá de fora tem muito da pegada do pop, eletrônico e até disco music. Já aqui no BR BR HUE HUE tava rolando bem forte a MPB com muito da sua tropicália, um teco de psicodelia do Mutantes e o boogie brasileiro com nomes como Lincoln Olivetti e Robson Jorge, Almir Ricardi e, claro, Marcos Valle com seus sucos tropicais.

E não menos importante o Movimento Black Rio pegando fogo nos bailes blacks cariocas (alou Baile Charme) com Tim Maia, Sandra de Sá, Cassiano, Banda Black Rio e muito mais.

Essa revisão histórica da música setentista e oitentista como um todo foi essencial para que o ‘akhi huna fosse capaz de fazer sua própria leitura – ou releitura – destes estilos que ficaram marcados na história mundial.

A mixtapevárzea mini jumbo”também apresenta roupagens mais recentes, com uma certa influência indie, lo-fi, dream pop e vaporwave, mas aquilo né, se for ver a fundo a origem desses outros estilos a gente vooolta lá pras décadas passadas de novo. Como eu disse lá em cima: o trabalho é um loop.

É isso, o trampo é fudido de bom, bom pra cacete. Ouvir “várzea mini jumbo”cria uma nostalgia na cabeça até de quem não viveu essa época, é bizarro.

Ah, não posso esquecer de falar que essa mixtape também traz uma levada de hip-hop, puta álbum versátil.

O Disco

Capa da mixtape. Foto por Ana Isabel Mansur. Design por ‘akhi huna.

várzea mini jumbo” é uma produção 100% independente. Os irmãos João Pedro e João Davi Mansur fizeram tudo sozinhos: gravação, mixagem, masterização e produção, tudo feito no estúdio caseiro, assim como a primeira mixtape da dupla “aleluiá“, lançada em 2020.

As primeiras demos deste novo trabalho surgiram pouco depois de lançarem a mixtape anterior, e as faixas foram finalizadas num período de mais ou menos 3 meses. A capa tem design da dupla sob a foto tirada por Ana Isabel Mansur, irmã deles., e nome do novo trabalho é a junção de duas referências: o futebol de várzea e a famosa caixa de som Super Jumbo.

Estar no presente, revisitando o passado com músicas que também parecem do futuro. Essa salada tropical é o que faz a mixtapevárzea mini jumbo” do ‘akhi huna ser a companhia ideal para dançar nas festas solitárias em nossos quartos.

______________________

Encontre a Dupla:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: