Lançamentos resenha

Eloah Monteiro evoca sua raiz, autoconhecimento e amor próprio em disco de estreia

“Em Primeiro Lugar” de Eloah Monteiro é chão, é lar, é planície, planalto e vale, mas muito mais sertão. É o coração colocado em primeiro lugar, são desejos, medos, anseios todos ali, expostos em músicas belas e cheias de ternura.
Foto divulgação por Analú Nogueira.

Em Primeiro Lugar” é o nome do primeiro disco da cantora e compositora sul-baiana Eloah Monteiro.

Nem tudo o que ouvimos nos arrebata de primeira. Mas Eloah Monteiro me arrebatou.

Logo na primeira música vem um furacão. Furacão na voz. Furacão de letra. Furacão de visceralidade crua nos versos de uma canção que escancara realidades que eu mesmo nunca vou compreender completamente. Antes de você continuar a ler este texto, vou deixar abaixo o link da canção “Daninha do Largo”. Ouça. Compreenda. Depois continue a ler.

Em Primeiro Lugar” traz músicas com muita carga emocional e de vivências, mas se apresenta também com canções de temáticas fluentes em calmaria, acalanto e sinceridade. São diversos fluxos sonoros que vão se encontrando ao longo da obra e quando eles acontecem a gente sente no peito algo um pouco difícil de explicar, pois o misto de sentimentos estão embaralhados e se alvoroçaram ao mesmo tempo. Quando você ouvir irá entender sobre o que estou falando.

O álbum nos coloca em diversos cenários através de suas músicas que percorrem variados estilos da música brasileira. São percussões que fazem aquele lindo papel de trazer conexão com a nossa terra, de acalmar nosso anseio com seu ritmo e que junto à voz de Eloah Monteiro formam uma combinação esplendida.

Encontramos neste disco a cadência do samba com sua levada que nos convida a dançar e ainda guitarras com uma pegada mais rock and roll melódico e blues, e não podemos esquecer do fascinante forró que também nos agracia com todo seu ritmo e do brega funk que aparece na canção “Até Que Eu Me Liberte de Você”. É tudo versátil, e essa versatilidade é extremamente bela.

Por vezes me senti abraçado, por vezes senti como se uma brisa estivesse chegando até mim, mesmo estando ouvindo as canções num quarto fechado.

Vi muito sobre crenças nesse álbum, algo que sempre mostra muito que o artista realmente depositou ali, em seus versos, toda a carga de sua vida sem ter medo de ser visto, julgado ou mal interpretado. Coragem não faltou a Eloah Monteiro.

“Ao longo da minha carreira, muitas vezes, me deixei levar pelos casos de preconceito e invisibilização que me atingiam, subestimando o poder e a repercussão que o meu trabalho tinha na vida das pessoas. Hoje tenho outra visão de sucesso, tenho o ‘melhor trabalho do mundo’ nas mãos e sinto que ganhei até mesmo de mim nessa luta contra o autoboicote. Estou ao lado das pessoas que acreditam na minha música, me coloquei ‘Em Primeiro Lugar’ e tudo se transformou”, diz a artista.

O Disco

Capa do disco por Sofia Canario.

Em Primeiro Lugar” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O álbum teve produção musical de Tici Belmonte, engenharia de som por Mr. Lagos e a banda foi composta por Ismera Rock (guitarras), Eloah Monteiro (violão), Vanessa Chalup (baixo elétrico), Tici Belmente (bateria e percussão) e Mr. Lagos (teclado).

Em Primeiro Lugar” de Eloah Monteiro é chão, é lar, é planície, planalto e vale, mas muito mais sertão. É o coração colocado em primeiro lugar, são desejos, medos, anseios todos ali, expostos em músicas belas e cheias de ternura.

____________________________

Encontre a Artista:

Ouça o Disco:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: