Lançamentos

Mini Mini Notas de Lançamentos da Semana #20

Mini mini notas rapidinhas sobre alguns lançamentos da semana (ou não) que você precisa ouvir e ficar de olho. Essa semana com: Chill Brazilian Storm, FOGU e Gustavo Infante.

20 semanas galera, o número 20 é um número como qualquer outro, nada de importante, porém o que importa é essa seleção foda de lançamentos da semana, vai perder? Tá no ar a semana #20 com Chill Brazilian Storm, FOGU e Gustavo Infante.

Chill Brazilian Storm: A Trip To Rio (Álbum/Coletânea) – Tangerina Music

Capa do disco por Leonardo Alves

Imagine uma playlist de música lo-fi, eu sei que você gosta né? Bom, eu também. Agora imagine essa playlist em formato de um disco, um compilado de lo-fi de diversos artistas diferentes e talentosos, esse é o “Chill Brazilian Storm: A Trip To Rio“, um lançamento da Tangerina Music. Ao todo o álbum traz 18 faixas, cada uma de um artista, alguns nomes presentes são Epifania, Iza & Colours, Gabriel Cavalcanti, Chiccote’s Beats, Linearwave e Pitaya Kush. As sonoridades do disco não são todas iguais, percorrem alguns estilos que já são característicos do lo-fi, porém uns são mais pro samba e bossa nova, outros já têm uma cara bem jazz e ainda temos sons com pitadas de vaporwave. É um compilado bem versátil.

O lançamento tem o objetivo de organizar e impulsionar a crescente onda de produções de música lo-fi no país, por isso o selo Tangerina Music abriu inscrições para os trabalhos de músicos e beatmakers de todo o país, e esse aí foi o resultado final. Entre os selecionados estão artistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Manaus, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

A mixagem e masterização do álbum ficou por conta do renomado produtor 2F, que tem no currículo trabalhos com nomes como Black Alien, MV Bill, Papatinho, Anitta e Snoop Dogg. Além de dar os ajustes finais, 2F também participa como um dos beatmakers do disco. Já a arte da capa foi assinada pelo desenhista e designer Leonardo Alves.

Ouça o Disco:

Tanta Coisa (Single) – FOGU

Capa do single por Gustavo Foppa

Mais um primeiro single de artista passando por aqui. Bom, é estreia solo, mas toda estreia é estreia. Gustavo Foppa, músico e produtor fonográfico há mais de 15 anos acaba de colocar no mundo projeto FOGU e chegou chegando. O single “Tanta Coisa” é um espetáculo, quando eu dei play pela primeira vez eu sabia que tinha que falar sobre ele aqui, e já deixei no repeat e foi tocando, tocando e tocando umas 15 vezes seguidas, e garanto que não fiquei saturado.

Cada camada da construção da música tem seus detalhes, a cada audição você percebe um aspecto da canção, horas os efeitos na voz, outras as várias grandes aparições da guitarra que, em cada trecho da música, tem seu momento, ou até mesmo o violão tentando simular um sambinha. Ainda temos percussões que algumas vezes estão um pouco escondidas e se não focar na música talvez você não ouça. A verdade é que essa música ficou boa demais.

Gustavo Foppa teve a ajuda de Diogo Brochmann (Dingo Bells) na produção, Bruno Neves na bateria e Mariano Wortman no baixo. A mixagem ficou por conta de Felipe Apolonio, a masterização por Marcos Abreu e a gravação aconteceu no Estúdio Pimenta Caseira.

Encontre o Artista:

Ouça o Single:

Pássaros (Álbum) – Gustavo Infante

Capa do disco por Letícia Rodrigues

No primeiro momento eu achei que o cabo do meu fone de ouvido estava mal encaixado, então verifiquei, desconectei, conectei novamente e nada mudou. Aquele era mesmo o som de “Maré de Caracóis”, canção que abre o disco “Pássaros”, com seu efeito ocasionado por ser gravado em uma fita cassete e depois passado por um processo contínuo de investigação com processamentos (Reverb e Delay), tape loops, voz e violão.

Todo o disco traz a sonoridade dessa mesma forma, e as canções alcançam experimentações com misturas de acordes em diferentes velocidades, ruídos e efeitos por toda a parte. Trata-se de imagens poéticas de liberdade, transformação, sonhos, coragem e conexão por meio dos pássaros – criaturas do ar, da terra e da água.

Apesar de ter 14 faixas, “Pássaros” é breve, em torno de 27 minutos, mas em todo esse tempo Gustavo Infante leva a gente por caminhos que beiram a lisergia, algumas vezes com certos incômodos até, se você for ouvir com fones de ouvidos intra-auriculares tome cuidado com o volume.

Gustavo Infante comandou todo o processo de produção das canções, compondo, gravando e escrevendo todas as faixas, mas em “Flechas no Coração do Mar” e “A Vez das Vezes” contou com a ajuda de Romulo Fróes e Judith de Souza, respectivamente, na escrita da letra. “Pássaros” foi mixado e masterizado por Sergio Machado (Plim) e é um lançamento pelo Selo Bastet com edição da YB Music.

Encontre o Artista:

Ouça o Disco:

Ouça a Playlist de Indicações da Semana:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: