Lançamentos

Mini Mini Notas de Lançamentos da Semana #24

Mini mini notas rapidinhas sobre alguns lançamentos da semana (ou não) que você precisa ouvir e ficar de olho. Essa semana com: Wagner Almeida e Sentidor, D'Água Negra, Riegulate et al. e lekinnn.

E lá vem ele chegando novamente, o tão aguardado final de semana e como é sexta por aqui tem as mini mini notas de lançamentos da semana. Dessa vez com quatro novidades entre discos, EP e Single. Tá no ar a semana #24 com Wagner Almeida e Sentidor, D’Água Negra, Riegulate et al. e lekinnn.

Fenda/Norte/Casa (Álbum) – Wagner Almeida e Sentidor

Capa do disco por Bruno Coelho

Quando os sons flutuam pelo ar ou pela água é possível que encontremo-nos a qualquer momento. Deste encontro casual podem acontecer qualquer tipo de coisa, criar qualquer tipo de sentimento, trazer qualquer tipo de novas perspectivas. Eu estava aqui e eles vieram flutuando e nos encontramos em “Fenda/Norte/Casa” disco de Wagner Almeida e Sentidor (João Carvalho).

A noite era calma e quente, os sons penetraram meus ouvidos, remexeram por dentro e por ali ficaram. Cada nota, acorde e distorção traziam diversos sentimentos, “sentimento que é como acordar um pouco antes do sol nascer, caminhar na ponta dos pés só para não fazer barulho…” e tantas outras coisas que a canção “Coração Batendo Sobre a Água” conseguiu dizer muito bem.

O disco todo é ligado, de ponta a ponta, até pode parecer uma mesma música tocando e tendo alterações em sua linha, porém sob um mesmo pilar sonoro muito bem construído. “Fenda/Norte/Casa” é uma grata surpresa neste dia que estou ouvindo o disco e escrevendo essas palavras.

Ouça o Disco:

Acopalices (Single) – D’Água Negra

Capa do single

A música começou boa, aí veio uma mudança e ela se transformou em algo maior e melhor. Eu parei. Decidi voltar ao começo, acho que não aproveitei esse momento corretamente. Volto a dar play.

Os instrumentos entram em suas linhas e cada um tem seu papel, mesmo assim um complementa o outro. Então a canção tem um novo recomeço dentro dela mesmo, e é nessa hora que a gente arrepia, sente algo que não tem como explicar, então a melhor coisa para fazer é sentir, sentir tudo isso que nos arrebata completamente.

São tantas coisas acontecendo, sonoramente, ao mesmo tempo que tem que prestar muita atenção para pegar as linhas de cada um dos instrumentos, ouvir e ouvir a música várias vezes e, obviamente, a cada audição você percebe algo novo. É uma canção de jazz, mas também é indie, é soul, é psicodélico, ou melhor, psicotrópico e ainda tem doses de free jazz (que provavelmente não é realmente improvisação, ou é?).

Lembra que falei que era difícil identificar os sons, fui olhar a lista e se liga, tem trompete, trombone, sax tenor, flauta, clarinete, teclado rhodes e piano, vibrafone, baixo acústico, harpa, violoncelo, violão, guitarra, bateria, SPD, Prophet 6 e Moog. Tu não ia identificar todos né? kkkkk

Clariana Arruda, Bruno Belchior e Melka são o trio D’Água Negra que já estreou com esse single foda pra caralho, eu tô de cara com essa música, surreal. A canção tem produção de Erick Omena (Luneta Mágica) e é um lançamento pelo selo Amplifica Records.

Encontre a Banda:

Ouça o Disco:

Rainbow Glasses – Remixes Of Jupiter (Álbum) – Riegulate et al.

Capa do disco por Riegulate

Tenho que confessar que sempre fui muito avesso às versões remixes das músicas, principalmente anos atrás, afinal as versões que eu tinha acesso eram do mainstream e obviamente o remix era tão ruim quanto a original. Mas com o tempo, e principalmente despois que comecei o Polvo Manco, percebi que na real não é bem assim, existe SIM artistas fazendo remixes muito bons, às vezes de igual ou maior qualidade que o original.

Rainbow Glasses – Remixes of Jupiter” é um exemplo disso, que disco bom, na moral, todos que colocaram a mão nisso aqui estão muito de parabéns, algumas versões estão até melhores que as originais (sorry, Riegulate). Ao todo foram nove artistas/projetos convidados de 5 estados do Brasil.

A ideia em Rainbow Glasses, é acompanhar a interação de um astronauta com os seres do maior planeta do nosso sistema”, explica Diego Pessoa, do selo Hominis Canidae REC e um dos produtores do álbum. “Ao longo das nove faixas, observamos as interferências sonoras de vários projetos e beatmakers do Brasil no som do álbum, que traçaram os caminhos e escolhas do intrépido astronauta”, complementa Diego.

Eu fiquei instigado quando surgiu a proposta de fazer um álbum remix. Eu gosto muito desse tipo de álbum. Tem um álbum remix do Death From Above 1979 – Romance Bloody Romance: Remixes, que é muito bom. O da Le Tigre também. E foi uma forma muito massa de colaborar e trocar figurinhas com outros artistas e se aproximar das pessoas. Eu amei todas as leituras e visões sobre as músicas, a pessoa vê seu trabalho se transformando em outro filme sonoro”, comenta Riegulate.

Encontre o Artista:

Ouça o Disco:

Pacato (EP) – lekinnn

Capa do EP

Construído com muita leveza e sonoridades que nos remetem demais a um fim de dia na praia, “pacato” é o segundo trabalho lançado pelo carioca lekinnn. Muito calcado no samba e na bossa nova, o jovem artista foi excelente na hora de misturar estes dois estilos com pequenas doses de música indie, trazendo guitarras e sintetizadores com toques de bedroom pop também.

O próprio artista define como “o sambalanço moderno de Volta Redonda” (cidade onde mora), e eu não posso discordar disso. Numa perspectiva cheia de questões da vida adulta, o músico foi certeiro nas letras, arranjos e melodias, tudo muito bem acertado.

Encontre o Artista:

Ouça o Disco:

Ouça a Playlist de Indicações da Semana:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: