Lançamentos

Mini Mini Notas de Lançamentos da Semana #07

Mini mini notas rapidinhas sobre alguns lançamentos da semana (ou não) que você precisa ouvir e ficar de olho. Essa semana com: oabissal, Alana Fox, Lua Zanella, Quase-Ilha, Igor B., Caneco Quente e Paula Oliveira

É o mais novo recorde de mini mini notas em uma semana que não tem nada de mini, tá muito longo né? Acho que terei que reduzir ou mudar o nome. Vou parar de enrolar se não ficará maior ainda. Tá no ar a semana #07.

Enternecer (Single) – oabissal

Capa do single por Aline Quintino

As ondas sonoras com flertes de psicodelia tomam conta de “Enternecer”, transformando essa canção numa ótima oportunidade para você viajar mentalmente e sentir, aos poucos, uma gostosa sensação de relaxamento. Quem já acompanhou coisas que escrevo por aqui com certeza sabe que essa sonoridade é uma das minhas preferidas, se não a que eu mais gosto, por isso foi impossível ouvir essa música de estreia do projeto oabissal, composto e idealizado por Victor Pinheiro e não curtir demais.

A canção, segundo o artista “traz temas como crises de ansiedade, depressão, momentos difíceis durante a pandemia, fazendo um comparativo como se estivéssemos afundando no oceano sem ter pra onde correr, quiçá a ponto de chegar a zona abissal sem saber quais monstros podemos encontrar”.

O vídeo que acompanha o lançamento – que você pode ver abaixo – traz o fundo do mar, e advinha o que tem lá? Um polvo, mas não é manco (sim, eu contei os tentáculos). A mensagem por trás dessa canção também veio a ideia do nome do projeto: oabissal.

Enternecer tem produção musical de Victor Pinheiro e mixagem e masterização por Junior Campos. Já o vídeo tem ilustração de Aline Quintino e animação por Peixe Audiovisual.

Quem curte Applegate e Lllucas com certeza gostará de “Enternecer”.

Encontre o artista:

Ouça o single:

Amor de Busão (Single/Clipe) – Alana Fox

Capa do single por Pedro Nur

O ritmo frenético do tecnobrega toma conta dos nossos sentidos e fica impossível ouvir “Amor de Busão” e não dançar, eu mesmo estou aqui ouvindo, escrevendo e dançando na cadeira. Sério, sabe músicas de refrão chiclete mas que faz a gente agitar demais? Essa música é assim, bom demais! Aliás, na hora que ouvi essa música lembrei da gay no carnaval de São Paulo dançando em cima do ônibus, icônica!

A canção, em si, fala sobre o famoso amor de ônibus, afinal acho que praticamente todo mundo já encontrou alguém num busão e achou a pessoa maravilhosa e simplesmente nunca mais a viu quando algum dos dois desceu. É frustrante, é, mas Alana Fox transformou isso em música.

Amor de Busão” foi produzida por Amnsuw e masterizada por Coimbra (Tati Zaqui, Jup do Bairro, Tainá Costa). O videoclipe que acompanha o single tem direção Lua Zanella e Alana Fox, a artista também fez o roteiro em parceria com Pedro Nur. O lançamento tem o apoio do selo Quarta Onda (MG).

Encontre a artista:

Veja o clipe:

Iara (Clipe) – Lua Zanella

Frame do videoclipe Iara de Lua Zanella

A real é que nunca parei pra ouvir trap, nunca foi um estilo que me chamou a atenção, mas sempre chega o dia, e chegou. Mas não é apenas trap, é trap e pop feito por uma travesti. A mineira Lua Zanella lançou essa semana o videoclipe da faixa “Iara”, que compõe seu EP “Dama de Paus” lançado no começo do mês de junho. A canção traz a mistura que eu falei ali em cima, e pra mim ficou bom demais, e além de tudo a produção da música ficou ótima, se você tem um fone de ouvido bom coloca ele aí e dá play, nitidamente tá tudo muito redondinho, nada estourando mesmo com as batidas pesadas, que masterização excelente.

No clipe, figuras folclóricas como Cuca, o Saci Pererê, o Boto cor-de-rosa e a Matinta Pereira recebem uma homenagem cercada de elementos estéticos urbanos e da cultura drag. Lua Zanella encarna a “Mula sem cabeça versão travesti” reunindo características da música ao universo folclórico, que já é conhecido por sua diversidade, riqueza de elementos culturais, etnias e identidades.

Produzido com o apoio da Lei Aldir Blanc, através de edital da SECULT – Secretaria do Estado de Cultura e Turismo, o videoclipe tem direção de Guilherme Jardim e Samuel Fávero e traz no elenco, além de Lua Zanella, Amerikana, Nymph, Johny Laund e Pietra Fantalzzy.

Encontre a artista:

Veja o clipe:

Litoral (Single) – Quase-Ilha

Capa do single por Elisa Cararreto

Mariana Camargo arrasa! Meu deus, que voz doce e afinada, perfeita demais. Toda a forma que a cantora se porta na canção faz “Litoral” ser ainda mais bela. Leve e com uma tocada gostosa, a nova faixa do trio Quase-Ilha é puro deleite para quem gosta de músicas calmas que percorrem a mpb, bossa nova e samba.

Mariana Camargo, Pedro Pinheiro-Chagas e Thiago Pedroso, que formam o grupo, já haviam liberado a faixa “Coração Bomba” mês passado (aliás a canção entrou em duas playlists nossas), que também trazia uma aura tropical, agora com essas duas excelentes canções lançadas, com certeza, o grupo desponta com muito talento no cenário musical. Se você curte conhecer excelentes artistas quando quase ninguém ainda conhece essa é a sua chance, Quase-Ilha tá aí para tomar conta dos seus ouvidos antes de tomar conta desse mundão, aliás seja rápido, pois atualmente o grupo reside parte em Paris (Mariana e Tiago) e parte em São Francisco – EUA (Pedro).

A música tem ainda participação de Vitor Cabral e Zafe Costa, além de mixagem de Victor Rice e masterização de Florencia Saravia-Akamine. A capa é de Elisa Cararreto.

Encontre a banda:

Ouça o single:

Comércio Online Ponto Com (Single/Clipe) – Igor B.

Capa do single

Em seu livro “A Sociedade de Consumo”, Jean Baudrillard aborda o consumo de forma “imposta” pelo capitalismo: “Uma das melhores provas de que o princípio e a finalidade do consumo não é a fruição* (oportunidade), reside no fato de esta se encontrar hoje forçada e institucionalizada, não como direito ou como prazer, mas como dever do cidadão“.

Igor B. parece ter se baseado exatamente neste trecho para compor “Comércio Online Ponto Com”, sua nova música. O desenvolvimento industrial chegou e por isso era preciso novos consumidores para comprar a produção em massa, vide este um dos principais motivos que levaram os europeus a libertarem escravos e estamos aí hoje vendo toda a merda que foi feita envolta do consumismo.

Música certeira, crítica elaborada e tudo isso dentro de uma sonoridade bem interessante misturando diversos estilos, o próprio Igor B. diz ser um eletroindie alternativo, eu ainda não consegui definir, mas na real nem precisa de definição, basta você ouvir e tirar suas conclusões.

E não menos importante, o single vem acompanhado por um clipe em animação muito bem elaborado por Mondo Groove.

Encontre o artista:

Veja o clipe:

Falta Flauta/Flauta Falta (Álbum Duplo) – Caneco Quente

Foto divulgação

A música instrumental, mesmo sendo boa parte de forma eletrônica ao invés de orgânica, sempre pode despertar umas sensações loucas pra quem gosta, quem não gosta só lamento. E essas sensações podem nos levar para viagens lisérgicas, perturbadoras ou até mesmo relaxante. Cada um sente de uma maneira, e o novo disco duplo do Caneco Quente pode despertar algumas dessas coisas em você.

Flauta Falta”, um dos álbuns, me pareceu algo mais industrial, com sonoridades muito calcadas em beats repetitivos que simulam tipo uma linha de produção, aqueles mesmos barulhos de forma contínua, vide a música “Cavalinho”. Mas não, não é um som que incomoda, é gostoso de ouvir, ótimo para quem gosta de ouvir músicas estudando, por exemplo. Pra mim foi algo mais próximo a lisergia, eu sempre viajo demais ouvindo música instrumental.

Falta Flauta”, o outro álbum, já me causou outras sensações, talvez pela forma que eu o ouvi, foi extremamente relaxante. Eu estava bem cansado, decidi ir dormir, coloquei os fones e dei play no disco, a partir daí um estado de conforto e calma foi tomando conta de mim, foi bom demais.

Depois decidi ouvir os dois discos novamente, e por incrível que pareça eles são muito mais semelhantes entre si do que as sensações que eu tive. É muito engraçado como o estado mental em que estamos pode mudar totalmente a percepção de um trabalho musical e isso me traz o questionamento de quantas e quantas vezes achei um disco/música não tão bom por causa do momento em que eu ouvi ele, você já pensou sobre isso?

Caneco Quente é o projeto do músico e artista visual mineiro Pedro Hamdan, baterista da banda Moons. Os álbuns falam (com ou sem letras) sobre memórias de tempos pré-pandêmicos, entregadores e suas motocas, tédio e, sobretudo, os mistérios insondáveis que engendram a vida e a morte de uma cachorrinha muito amada.

Encontre o artista:

Ouça o artista:

Tu Juego (Single) – Paula Oliveira

Capa do single. Foto por Ana Helena Abreu. Design por Marco Vincit

Desde os primeiros segundos da canção “Tu Juego” é inegável a sonoridade envolvente que, logo após, vai se mostrando também muito sensual, sendo uma mescla muito bem executada entre a música brasileira e a música latina. Que canção! Paula Oliveira foi certeira nesta versão em espanhol da sua composição favorita.

Foi impossível não ouvir essa canção diversas vezes seguidas, a caliencia da música latina com muita paixão se faz bem presente em todo o seguimento da música, que bela obra composta por Paula Oliveira.

Tu Juego” traz participação de Leo Kildare Louback cantando junto a Paula, além de Kezo Nogueira, Bruno Buarque, Felipe Fantoni e Luciano Tucunduva, que também foi o responsável pela mixagem, já a masterização ficou por conta de Otavio Carvalho.

A canção é o abre-alas do novo projeto de Paula Oliveira intitulado de “Paulatinamente”, um advérbio que caracteriza algo que é feito com determinada progressão de tempo, que é produzido aos poucos. Ele contará com 9 singles cantados em Português e Espanhol, trazendo composições autorais e/ou em parceria com outros grandes amigos da cantora.

Encontre a artista:

Ouça o single:

Ouça a Playlist de Indicações da Semana:

Leia Também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: